aquário ornamental - por marina milos


Busca no site:


cartinha menu



GOLDFISH - KYNGYO - PEIXINHO DOURADO
(por Marina Milos)

kyngyo cálico

A origem dos peixinhos dourados é controversa, mas são originários certamente do oriente, da China. Ao redor dos anos 1500 começaram a ser exportados para o Japão, aonde começaram a ser criados. Desde então, diversas raças foram desenvolvidas, sendo atualmente comum a seleção genética desses peixes, e o surgimento de novas variedades.

Algumas raças foram tão alteradas, sendo que os peixes parecem mais aberrações, como os "Bubble Eye" (acima), que tem enormes bolsas inchadas debaixo dos olhos, o que faz o nado dos peixes tão difícil, que eles acabam ficando a maior parte do tempo parados no fundo.

Por serem peixes mantidos principalmente em laguinhos, são apreciados vistos de cima (kyngyo fantail, acima), assim, muitas variedades foram desenvolvidas para serem bonitas olhando de cima, mas quando vistas de lado podem parecer bastante estranhas.

Os kyngyos, também chamados peixinhos dourados, ou goldfish (do inglês), são principalmente criados em tanques ou laguinhos de jardim, mas também são próprios para aquário, desde que levado em conta o tamanho adulto que o peixe atinge, que pode chegar, dependendo da variedade, a 15 cm da cabeça a base da cauda. São peixes considerados rústicos, mas em condições de água não adequadas, definham prolongadamente, até morrer. O ideal é mantê-los em aquários sem aquecimento, com água limpa e alcalina.

Pela sua origem, são peixes sazonais, sentindo fisiologicamente cada estação do ano, e apresentando comportamento e desenvolvimento variado em cada uma delas. Assim, os kyngyos devem ser mantidos a temperatura ambiente, sem aquecimento artificial. Os criadores do Havaí, para conseguir a reprodução desses peixes, chegam a simular o inverno colocando os peixes em aquários na geladeira, a uma temperatura de 6° C, por um período prolongado; esse inverno artificial é fundamental para que os peixes se preparem para a chegada da primavera, quando a temperatura sobe bruscamente, desencadeando o processo de reprodução.

É comum manter filhotes de kyngyo em aquários pequenos, e é até tradicional mantê-los em aquários bola, mas, a medida que eles crescem, devem ser presenteados com um aquário maior, que dê conta de suas necessidades de espaço e qualidade de água.

Sua alimentação deve ser variada, mas deve conter muita matéria vegetal e fibrosa. Com a chegada da primavera deve ser aumentada a quantidade de alimentação, assim como a quantidade de proteína na dieta.

kyngyo pompom

facebook



cartinha